FRIO E DIETA: E AGORA?

June 3, 2019

 

 Durante os dias frios a nossa sensação de fome aumenta muito, porém nossa necessidade de energia nem tanto e o resultado final disso é que aos procurarmos por alimentos mais calóricos e gordurosos, no final do inverno os  quilos a mais surgem na balança. E então o que fazer, já que também nessa época é comum a redução da prática de exercícios físicos?


- controle o consumo de queijos, chocolates, vinhos, pizzas, massas, queijos e fondues, pois são riquíssimos em gorduras e bem comuns nessa época do ano;


- consuma preparações quentes, uma vez que aquecem nosso corpo, aumentam a temperatura corporal e podem reduzir essa sensação de fome. Assim, substituir saladas por legumes e verduras cozidos/refogados, frutas geladas por aquecidas, leite gelado/iogurte por leite quente são formas de aquecer o corpo e não deixar de ingerir esses grupos alimentares;


- nas sopas: 1. nunca se esqueça de acrescentar proteína magra (geralmente sopas são ricas em carboidratos e pobres em proteínas – não se esqueça que proteínas geram saciedade); 2. Tubérculos como mandioca, batata, inhame, mandioquinha podem ser consumidos, mas fique atento à quantidade que coloca, principalmente se você está querendo que os ponteiros da balança desçam, nesse caso procure dar preferência à legumes na sopa; 3. Macarrão: evite;


- chás podem ajudar a elevar a temperatura corporal e aquecer, além de trazer diversos benefícios adicionais dependendo de qual for o tipo consumido;


- gengibre também aumenta a temperatura, e assim acrescentá-lo em bebidas quentes pode ser muito benéfico;


- não aumente o tamanho do prato/porção nessa época do ano. Faça o possível para manter as quantidades que ingere geralmente.

 

Se já entrarmos no inverno seguindo essas dicas, ficará mais fácil chegar ao fim dele com o mesmo peso. 

 

➡ Se já entrarmos no inverno seguindo essas dicas, ficará mais fácil chegar ao fim dele com o mesmo peso. 

 

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