DIETA E HIPERTENSÃO

July 2, 2019

 

Você é hipertenso, ou seja, tem pressão alta?

 

Muitas podem ser as causas da doença, mas na maioria das vezes a causa está relacionada à dieta, sedentarismo e estilo de vida inadequado. Se não controlada a hipertensão arterial pode levar a AVC, doença renal crônica, infarto, arritmia cardíaca e até morte.


Com relação à alimentação, a 7ª DIRETRIZ BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL (2016 recomenda):
- consumo de frutas e hortaliças;
- laticínios com baixo teor de gordura; 
- inclusão de cereais integrais;
- consumo de frango e peixe;
- consumo de oleaginosas  castanhas de caju, do Brasil, amêndoas, macadâmia dentre outras);
- redução de carne bovina, doces e bebidas açucaradas;
- limitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- consumo de sal diário de no máximo 5g ou 2000mg de sódio.

 

O sódio é o nutriente presente no sal e cada 1g de sal contém 400mg de sódio. Não podemos esquecer que alguns alimentos já possuem o sódio em sua composição.

 

Para ficar mais claro, seguem alimentos que devem ser evitados devido à quantidade de sódio presente: molhos prontos, molho de soja, sopas em pó, caldos de carne, caldos de galinha, temperos prontos, alimentos defumados, conservas, enlatados, congelados, embutidos; ou seja, de forma geral ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS. 

 

Veja também a quantidade  de sódio em alguns alimentos: 


- PÃO DE FORMA - 2 fatias = 290mg sódio
- AVEIA - 3 col sopa = 0mg
- MOLHO DE SOJA (shoyo) - 1 col sopa = 600mg
- CALDO DE GALINHA - 1 tablete = 2007mg
- QUEIJO PRATO - 1 fatia fina = 95mg
- MOLHO DE TOMATE PRONTO - 3 col sopa = 600mg
- LINGUIÇA - 1 unid = 710mg

 

E então, você HIPERTENSO, está com bom hábitos alimentares?

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