PESO: a balança pode enganar

October 7, 2019

VOCÊ é do tipo que se pesa TODOS os dias ou conhece alguém assim?

 

Por diversas vezes escuto no consultório a seguinte frase “Músculo pesa mais do que gordura né?!” e inclusive já ouvi de outros profissionais na academia a mesma frase!

A questão é que 1kg de gordura pesa o mesmo que 1kg de massa muscular, afinal TUDO É 1kg. A diferença de fato está no VOLUME. A gordura é MUITO mais volumosa do que a massa muscular e portanto, quando você aumenta 1kg de gordura, logo percebe a diferença na roupa, mas se aumenta 1kg de massa muscular, a olho pode parecer imperceptível. E é aí que a balança pode ATRAPALHAR e fazer você se desmotivar sozinho.

 

Para pessoas fisicamente ativas e principalmente que fazem musculação, a balança não é um bom indicador, visto que o peso extra pode indicar um aumento de massa muscular. E aí você se pesa na balança da academia e verifica que o peso aumentou e pensa “estou me alimentando bem e treinando e meu peso ainda aumenta! Desisto!”.

 

Cuidado! A balança serve apenas para você verificar se seu peso mudou, mas NADA DIZ SOBRE SUA composição corporal. Então para que pesar?

 

Você pode estar MUITO melhor do que na última pesagem e ainda assim estar com o peso igual ou maior. Por isso costumo orientar, que meus pacientes se pesem apenas no dia de consulta com o nutricionista! Dia em que realmente vão verificar a composição corporal (gordura e massa magra) e não apenas quanto pesam na balança.

 

Aliás, alguns parâmetros para ficar atento, são se suas medidas reduziram (isso você consegue verificar na roupa) e se visualmente no espelho você nota diferença.

 

Cada um conhece bem o corpo que tem e com toda certeza sabe verificar se melhorou ou piorou. Então que tal esquecer a balança e parar de ser refém dela?

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